Queixas na Anatel caem 16% até abril
O número de reclamações na Anatel está em queda. Entre janeiro e abril, foram 1,18 milhão de queixas, contra 1,40 milhão nos quatro primeiros meses de 2016 – ou 16,1% menos. O recuo foi observado em todos os serviços, mesmo na banda larga fixa, único ainda a apresentar crescimento líquido de assinantes no mercado como um todo.
As quedas em abril acentuaram a trajetória, que no quadrimestre já somam significativamente menos do que no mesmo período de 2016. As queixas caíram 27,6% na telefonia fixa, 21,6% na TV paga e 17,3% na banda larga. A telefonia móvel, serviço mais utilizado do país, representou praticamente metade (47,9% do total de reclamações, mas mesmo neste houve 7,2% menos queixas no perído.
Em abril, mês em que foram registradas 258,8 mil reclamações na agência (-19,9%), problemas de cobrança se mantiveram em destaque e representaram 46,47% das queixas recebidas contra operadoras de TV paga, 39,76% das de telefonia fixa e 53,7% das operadoras móveis.
Na banda larga fixa a liderança ficou com as reclamações sobre qualidade do serviço (46,22%) e na telefonia móvel pré-paga foi relativa à créditos (49,52%). Reclamações contra qualidade, cancelamento, promoções e instalações são outros motivos que levam os usuários a procurar a Anatel.