Rodrigo Abreu, ex-TIM, assume função estratégica na Oi
Por meio de fato relevante, encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários nesta sexta-feira, 20/09, a Oi confirma a nomeação de Rodrigo Abreu, ex-TIM e Cisco Systems, como Chief Operation Officer, reportando ao diretor-presidente da companhia, Eurico Teles.O nome dele já circulava no mercado há algum tempo, mas, agora foi oficializado pelo Conselho de Administração.
Rodrigo Abreu, como COO, será será responsável pela operação do core business da Companhia,englobando as áreas de planejamento e desempenho operacional, centro de gerenciamento de rede – CGR, logística e S&OP, infraestrutura, serviços a clientes, engenharia, sistemas, digital, atendimento a clientes, planejamento e qualidade, varejo e empresarial, vendas varejo e empresarial, relacionamento com clientes, corporativo, marketing varejo e empresarial, ouvidoria e atendimento.
Para assumir a função estratégica na Oi, o executivo deixou a presidência da Quod – Gestora de Inteligência de Crédito S.A., empresa gestora de bases de dados com foco no Cadastro Positivo, criada pelos cinco maiores bancos brasileiros, onde estava desde julho de 2017. Abreu também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia, para o qual foi eleito em 17 de setembro de 2018, tendo deixado também a posição de coordenador do Comitê de Transformação, Estratégia e Investimentos, que ocupou desde a criação do referido comitê de assessoramento do Conselho, em 12 de julho de 2019.
A nomeação de Rodrigo Abreu acontece em um momento particularmente sensível à Oi, quando os rumores de venda de ativos para as rivais do setor voltam a circular no mercado. A empresa também precisa vender ativos para manter o seu planejamento de direcionar esforços para a oferta de FTTH e centrar seus negócios na banda larga fixa.
O presidente do Conselho de Administração da Oi, Eleazar de Carvalho Filho, lembra que Abreu teve atuação importante no âmbito do Conselho, com participação efetiva na construção do novo Plano Estratégico da Oi. “O novo Plano tem como foco fortalecer a Oi para enfrentar os desafios do dinâmico e competitivo setor de telecomunicações”, avalia Carvalho.
“A transição do Rodrigo Abreu para atuar como liderança executiva e contribuir com a implementação do Plano é natural. Trata-se de um profissional com reconhecida experiência de liderança e transformação estratégica e operacional na indústria de tecnologia e de telecomunicações, que chega para agregar valor ao processo de soerguimento da Oi”, acrescenta o executivo.
Para Eurico Teles, com sua experiência e visão estratégica, Abreu vai complementar o time da Oi. “Temos uma equipe muito valiosa, dedicada e com grande capacidade técnica que, no cenário de maior adversidade da Oi em um processo de Recuperação Judicial, manteve esta companhia viva e construindo as bases sólidas de seu futuro. Rodrigo Abreu entra neste time com o desafio de consolidar a transformação da Oi e colocá-la num patamar cada vez mais elevado no mercado”, finalizou.