Rodrigo Maia:”é melhor deixar a política de fora do leilão 5G”
Em entrevista nesta terça-feira, 16/06, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, afirmou que politizar a licitação do 5G vai atrasar e encarecer o custo da implantação da nova tecnologia no Brasil. Na semana passada, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que a implantação do 5G no país vai levar em consideração requisitos de “segurança de dados e também de política externa.”
Um dos pontos-chaves do debate é a participação ou não da chinesa Huawei, com forte atuação nas operadoras brasileiras no 4G, no processo, uma vez que há a disputa com os Estados Unidos, incentivada pelo presidente do País, Donald Trump.
“Acho que se o Brasil abrir mão dessa concorrência com a participação dos chineses, que podem ganhar ou podem perder, a gente sabe que, pelo custo deles, é um custo menor, nós vamos atrasar a implementação do 5G e o Brasil mais uma vez vai ficar para trás na importação de uma tecnologia que tende a ajudar muito no desenvolvimento do nosso país. Espero que a gente deixe a política de fora”, reforçou.
Vale lembrar, mais uma vez, que a Huawei ou qualquer outro fornecedor não pode participar do leilão 5G. O certame, quando acontecer, será para as operadoras de telecomunicações, que vão comprar o espectro para oferecer a tecnologia e são elas – companhias privadas- que escolhem os seus fornecedores de infraestrutura.
Com Agência Brasil