Telecom

Samsung tem 43% dos celulares da América Latina, seguida por Lenovo e Xiaomi

Após um forte 2021, o mercado latinoamericano de smartphones permaneceu resiliente no primeiro trimestre de 2022. As remessas caíram ligeiramente 3% em relação ao primeiro trimestre de 2021, mas as remessas mundiais caíram muito mais, 11% ano a ano.

A participação de mercado da Samsung voltou para 43%, a maior desde o segundo trimestre de 2020, com a empresa mais uma vez aumentando a liderança sobre a segunda colocada Lenovo, que vendeu 5,5 milhões de unidades para uma participação de 18%.

A Xiaomi ficou em terceiro lugar, pois continua focada em aumentar sua presença na região, impulsionada por mais alocações de dispositivos e lançamentos de novos produtos. A Apple ficou em quarto lugar, ajudada por uma oferta melhorada de sua série iPhone 13, enquanto a OPPO entrou entre os cinco primeiros pela primeira vez, graças ao seu forte desempenho no México.

“A América Latina é um território fértil para novos fornecedores de smartphones, e isso não passou despercebido”, disse o analista sênior e gerente LATAM da Canalys, Damian Leyva-Cortes. “Fornecedores como HONOR, Realme, Xiaomi, Transsion e vivo fizeram planos ambiciosos de expansão na região, apesar dos desafios globais. Os fornecedores estão se comprometendo a construir presença local investindo em novos centros de distribuição e montagem local, abrindo lojas de experiência offline e fazendo acordos de fornecimento com empresas de telecomunicações e varejistas em novos mercados.”
“Mercados como México e Colômbia são os mais dinâmicos, graças aos investimentos que os fornecedores internacionais fizeram para impulsionar a demanda. Ambos os mercados têm fortes players de telecomunicações nos canais de distribuição de dispositivos, juntamente com baixas barreiras de entrada e uma boa percepção dos produtos de tecnologia de consumo chineses devido ao legado da Huawei. Também é surpreendente ver a rapidez com que esses mercados substituíram as remessas da LG e da Huawei por outras marcas, o que mostra o dinamismo e a abertura dos dois mercados”, acrescentou Leyva-Cortes.
“Em comparação com os desafios macroeconômicos que outras regiões estão enfrentando, muitos mercados na América Latina têm uma perspectiva relativamente otimista. Os fornecedores mudarão as prioridades estratégicas para a região, que prevê um crescimento de 4% nas remessas de smartphones em 2022. Como as telcos ainda são uma força regional dominante no canal, os players emergentes devem usar parcerias de telecomunicações para explorar o maior número possível de mercados. Para marcas mais estabelecidas na região, como Xiaomi e OPPO, as oportunidades futuras estão nos mercados mais protecionistas, pois há muita demanda não atendida, especialmente dos segmentos de consumidores mais jovens, onde os players dominantes não estão prestando atenção”, disse Leyva-Cortes .

Empresa

1T 2022
Embarques


1T 2022
Market Share

1T 2021
Embarques

1T 2021
Market Share

Annual
growth

Samsung

13.4

43%

13.6

43%

-2%

Lenovo

5.5

18%

6.9

22%

-20%

Xiaomi

4.3

14%

3.6

11%

18%

Apple

1.5

5%

1.3

4%

16%

OPPO

1.0

3%

0.7

2%

34%

Others

5.3

17%

5.6

18%

-6%

Total

31.0

100%

31.8

100%

-3%

* Embarques em milhões de unidades

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