SD-WAN e Multicloud da Claro Empresas refinam transmissões de vídeo da Rede Amazônica
Objetivo é otimizar a transmissão de grande volume de dados da emissora e dar estabilidade e eficiência na recepção dos sinais de vídeo ao vivo gerados pelas praças.

Maior rede de televisão comercial aberta do Norte do País e responsável pela retransmissão da TV Globo na região, a Rede Amazônica uma solução SD-WAN para a transmissão do grande volume de dados que trafega diariamente entre as diversas praças, espalhadas pelo Norte do país, incluindo transmissões críticas de vídeo.
Por suas características, a tecnologia de redes administradas a longa distância por softwares, conhecidas como SD-WAN, garantem melhor gestão e otimização de recursos, oferecendo maior flexibilidade, velocidade, segurança e qualidade nas conexões. A partir da redundância e verificação contínua de disponibilidade dos links conectados, este formato de gestão de redes realiza automaticamente a escolha do caminho que oferece maior disponibilidade no momento da transmissão do sinal, além de incluir mecanismos para a correção preventiva de riscos que possam afetar a conectividade. Isso assegura a estabilidade dos ambientes e minimiza o risco de interrupções capazes de impactar a rede corporativa.
Segundo Gustavo Silbert, diretor-executivo da Claro empresas, o projeto é uma demonstração da importância do trabalho conjunto entre empresas de tecnologia e clientes para encontrarem as melhores soluções para atender às necessidades de cada negócio. “Para a Rede Amazônica a tecnologia SD-WAN se encaixou como uma aplicação prática e com excelentes resultados em termos de latência, volume de transmissão de dados e tempo de resposta. Essa tecnologia passou a agregar mais valor e complementar a solução da Central Casting, aprimorando a performance e resiliência, com maior autonomia para redirecionamento do sinal em tempo real”, afirma.
Fábio Brasil, gerente de Tecnologia da Rede Amazônica, observa que a adoção da tecnologia SD-WAN com equipamentos Velocloud da VMware foi essencial para garantir a estabilidade e a eficiência na recepção dos sinais de vídeo ao vivo gerados pelas praças da emissora. “Com essa nova infraestrutura, conseguimos receber com rapidez e consistência os telejornais produzidos nas capitais dos estados onde atuamos, diretamente na nossa Central Casting, em Manaus, que centraliza toda a operação técnica. A partir daí, os conteúdos são processados e retransmitidos por satélite para toda a rede. Essa inteligência de rede nos permite contornar falhas de conectividade, manter a continuidade das transmissões e assegurar que o conteúdo local de cada estado seja distribuído com qualidade e no tempo certo”, explica.
A Rede Amazônica também está usando cloud da Claro Empresas. Com a solução de Painel MultiCloud a rede de televisão consegue gerir simultaneamente diversos ambientes de Nuvem por meio de uma interface exclusiva. “Utilizamos um conceito de MetaCloud em nossa solução para irmos além da interoperabilidade entre os diferentes ambientes em Nuvem, fornecendo uma gestão simplificada da infraestrutura de Cloud”, diz Silbert.
MultiCloud
O Painel MultiCloud assegura a governança de arquiteturas criadas, possibilitando o uso de recursos apenas no que é permitido e dentro do orçamento estabelecido pelo cliente. De acordo com o executivo, a iniciativa cria uma camada orquestradora, que contribui para reduzir a complexidade de gerenciamento e facilitar o acesso às informações.
O trabalho de FinOps feito pelo Centro de Excelência em Nuvem (CCoE) da Claro empresas resultou em economia e um uso muito mais eficiente da nuvem da Rede Amazônica. O projeto de consultoria especializada e a execução realizada foram fundamentais para entender o ambiente AWS da Rede Amazônica e possibilitou a aplicação das melhores práticas de mercado.
Entre as ações de otimização de consumo e performance foram realizadas: Identificação e tratamento de recursos ociosos; Otimização da escalabilidade dos recursos; Adequação do tamanho dos recursos para a demanda real; Implementação de uma estrutura de tags consistente para melhor visibilidade e alocação de custos; Além de avaliação de governança FinOps, com um quadro geral de avaliação para garantir a adesão contínua às melhores práticas e a sustentabilidade das otimizações.
A Rede Amazônica é um grupo de comunicação do Norte do País, com sede em Manaus e quase 50 anos de história. A emissora possui transmissões em mais de 150 municípios e cerca de 6,2 milhões de telespectadores potenciais. A empresa também conta com uma série de outros negócios, incluindo site de notícias, rádios, diferentes redes de TV e shopping.





