Sem Android, Huawei lança seu sistema operacional e desafia a liderança no software
A Huawei vai lançar seu novo sistema operacional Harmony para smartphones em 2 de junho deste 2021, em movimento para se recuperar dos danos causados pelas sanções dos EUA ao seu negócio de telefonia móvel.
Ainda não está claro se a fabricante chinesa lançará novos smartphones ao mesmo tempo ou se haverá atualizações para os telefones celulares existentes ou a rapidez com que o lançamento pode ocorrer.
O uso de um sistema operacional próprio busca eliminar a dependência do Android, uma vez que as sanções dos EUA proibiram a Google de fornecer suporte técnico para novos modelos de celulares da Huawei e acesso aos Serviços do Google Mobile, o pacote de serviços de desenvolvedor no qual a maioria dos aplicativos Android é baseada.
Outrora a maior fabricante de smartphones do mundo, a Huawei está agora em 6º lugar globalmente, com uma participação de mercado de 4% no primeiro trimestre.
O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, defendeu nesta semana que a empresa “ouse liderar o mundo em software”, uma mudança estratégica diante das barreiras comerciais dos EUA que envolve o HarmonyOS, além da Huawei Mobile Services (HMS) e Mindspore no domínio de TI.
* Com informações da Reuters