Telecom

Serviço corporativo entra na radar das oportunidades no 5G

Uma pesquisa feita pela Ericsson, batizada de 5G Readiness, aponta que a maior parte das operadoras já planeja o 5G. Tanto é assim que os testes com a tecnologia estão sendo realizados por 78% dos entrevistados, e 28% dos entrevistados esperam implementar o 5G já em 2018. A pesquisa também mostra que as operadoras desenvolveram ainda mais suas estratégias de negócios para os serviços 5G. Agora, elas estão olhando para além do segmento de consumidores e preveem oportunidades nos segmentos corporativos e também industriais.

“Na pesquisa de 2016, 90% dos entrevistados apontaram os consumidores como o principal segmento em seu planejamento de negócios do 5G. Este ano, isso se divide em até três segmentos e as operadoras identificaram oportunidades de negócios, não apenas no segmento de consumidores, mas também com usuários corporativos e setores especializados”, diz o vice-presidente de Redes da Ericsson no Brasil, Marcos Scheffer.

De acordo com a pesquisa, as operadoras perceberam que o mercado de consumidores está ficando saturado. Como resultado, o planejamento de 5G este ano está mais distribuído uniformemente entre segmentos especializados do setor de telecom (58%), usuários de negócios (56%) e consumidores (52%). Os três principais segmentos que foram destacados pelos entrevistados foram mídia e entretenimento, automotivo e transporte público, mas muitos deles também consideraram saúde, bem como energia e serviços públicos, entre os setores mais atrativos para aplicações do 5G. A grande maioria dos entrevistados acredita que a Internet das Coisas desempenhará um importante papel, e que a colaboração de terceiros será essencial nesse contexto.

Em termos de monetização do 5G, os entrevistados acreditam que a receita adicional será gerada a partir da maior participação no mercado, migração de assinantes do 4G, preços mais elevados para novos serviços e pela expansão em novos segmentos corporativos e do setor. O estudo ouviu, em julho, 50 executivos das áreas de negócios e técnica, que trabalham para 37 operadoras do mundo que anunciaram publicamente que já estão trabalhando em 5G.


Botão Voltar ao topo