Telecom

Shopping do Rio adota beacons para acelerar vendas

O Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, fará a partir deste mês, o primeiro piloto do Rio de Janeiro e  segundo do Brasil com o uso dos beacons- dispositivos que emitem informações por meio do Bluetooth diretamente aos smartphones das pessoas – para acelerar as vendas do varejo físico. No total são 40 beacons distribuídos pelo shopping, localizado na zona sul da cidade. O projeto é conduzido pela Fulllab, empresa especializada em soluções de comércio eletrônico, que também fez o primeiro piloto, realizado, no ano passado, no ParqueShopping, em Belém.

“A Rede Aliansce é maior desenvolvedora de shopping centers do Brasil e está apostando na tecnologia para acelerar o varejo físico. Os beacons vão permitir que as lojas possam interagir com os usuários, que elas mandem mensagens personalizadas, vão permitir que os lojistas saibam se a pessoa entrou e não levou. É fato que tudo que se aprendeu no ecommerce nos últimos 10 anos, onde há muita inteligência na oferta das soluções, não aconteceu ainda no varejo físico, que tem as mesmas ações nos últimos 50 anos”, pontua, em entrevista ao portal Convergência Digital, o CEO da Fulllab, Marcelo Najnudel.

Segundo o executivo, o uso dos beacons está dentro do universo de Internet das Coisas e será cada vez mais realidade no Brasil. O uso da inteligência no varejo físico expandirá as ações de big data. “No varejo, hoje, há as políticas off e online. Como se fossem ações diferenciadas. Não há interação entre o online e o offline. E o dinheiro da compra é um só. Esses canais precisam convergir”, salienta Najnudel.

Focada no varejo, a Fulllab não planeja usar os beacons – que são importados – em outras áreas, pelo menos nesse primeiro momento, mesmo sabendo que há segmentos interessados como aeroportos e concessionárias de rodovia. “A grande questão é definir a estratégia da coleta dos dados para fazer ações reais. Não dá para coletar, sem ter uma política de uso”, completa o executivo.


Botão Voltar ao topo