SK Telecom enterra Metaverso para dar mais vida à IA
Operadora coreana mata plataforma metavereso a partir de março.
A SK Telecom (SKT) deu adeus à badalada plataforma de metaverso Ifland. O serviço vai acabar no dia 31 de março de 2025. Em um breve aviso, a SKT descreveu um processo de reembolso para aqueles que fizeram compras na plataforma, acrescentando que o processo para novas inscrições e pagamentos no aplicativo foi descontinuado desde o dia 16 de dezembro.
Não houve uma explicação para o adeus à plataforma defendida pelo Facebook. Mas fica claro que é uma guinada rumo à Inteligência Artificial. Um porta-voz da operadora disse à Business Korea que agora, a SK Telecom era uma “empresa global de IA” e pretendia concentrar mais suas capacidades nesta área.
No entanto, a decisão marca uma queda acentuada em relação às suas outrora ambiciosas metas de metaverso. Ela lançou o Ifland em 2020 e rapidamente declarou planos para torná-lo um serviço líder no espaço metaverso global. Ela lançou a plataforma em 49 mercados internacionais em 2022, forjando acordos de distribuição e conteúdo com parceiros locais em vários países.
O Metaverso foi um hype desde a sua criação e ganhou mais força durante a pandemia de Covid-19. Tanto foi assim que o Facebook, do Mark Zuckberg, decidiu trocar o nome da empresa para Meta. Mas a iniciativa ficou para poucos e, aos poucos, deixou o holofote. O custo é alto – o hardware para realidade virtual e aumentada ainda é muito caro- e falta o essencial: banda larga de verdade para todos. Mas há quem diga que o Metaverso não terá o fim do Second Life. Mas ainda precisa de muito desenvolvimento.