Smartphones: Huawei abre distância da Apple e se aproxima da Samsung
As vendas globais de smartphones caíram 1% em 2019, segundo números divulgados pela Gartner nesta terça, 3/3. No total, foram embarcados 1,54 milhões de aparelhos, em mais um ano de desempenho favorável às marcas chinesas – com as principais, Huawei, Xiaomi e Oppo, atingindo 31,5% do total de celulares vendidos.
Na comparação com 2018, a Samsung manteve-se na liderança, com 296,1 milhões de aparelhos vendidos e fatia de 19,2% do mercado total – um pouco acima dos 19% registrados no fim do ano anterior. A Huawei, com 240,6 milhões de celulares, consolidou-se na segunda posição, passando de 13% para 15,6% do mercado, distanciando-se da Apple e aproximando-se da líder.
A Gartner avalia, no entanto, que a política de banimento dos Estados Unidos pode prejudicar a chinesa Huawei, apesar de a empresa ter apresentado o melhor desempenho dentre as fabricantes, com crescimento de 18,6% – puxado principalmente pela China, onde avançou 37%.
A fabricante de iPhones ainda detém uma folgada terceira posição, mas das top 5 foi a única a perder fatia: os 193,4 milhões de aparelhos vendidos em 2019 representaram 12,6% do total mundial, abaixo dos 13,4% que detinha em 2018. Enquanto isso, a Xiaomi, com 126 milhões, avançou para 8,2% do total (tinha 7,9% em 2018), e a Oppo, com 118,6 milhões, cresceu um pouquinho, de 7,6% para 7,7%.