Telecom

Smartphones receberam seis tentativas de ataques por minuto na América Latina

O estudo “Panorama de ciberameaças na América Latina”, que engloba detecções realizadas pelos produtos Kaspersky por meio do serviço de nuvem Kaspersky Security Network, divulgado nesta quarta-feira, 28/08, revelou que os usuários latinos de smartphones receberam seis tentativas de ataque de malware móvel por minuto no período entre julho de 2018 e julho de 2019.

Entre os países mais atacados na região estão Brasil (6º no ranking global), México (9º), Colômbia (22º), Peru (37), Chile (38º), Equador (41º) e Argentina (46º).  “No mundo móvel a maior ameaça são os adware – quase metade dos top10 malware móveis são deste tipo. São apps que, quando instalados no celular, mostram propaganda. Isso prova que não há nada “grátis” no mundo digital, pois esses apps ganham dinheiro exibindo de forma agressiva anúncios ao usuário”, aponta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da companhia.

Dados da Kaspersky referentes ao período de julho de 2018 a julho de 2019 mostram que 45 tentativas de infecção são bloqueadas a cada segundo na América Latina. As principais ameaças são infecções realizadas durante a instalação de software de pirataria (crackers) do Windows de 64 bits e adware que inundam o usuário com propagandas invasivas durante a navegação.

Os analistas de segurança da empresa ainda listaram os países com mais tentativas de ataques na região. A lista é liderada pelo Brasil, seguido pelo México – que ainda são, respectivamente, 7º e 11º colocados no ranking global com os 20 países mais atacados em nível mundial.


Botão Voltar ao topo