Telecom

São Paulo contabilizou furto de 130 Km de cabos de janeiro a maio

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, se mostrou bastante preocupado com a situação do roubo de fios e cabos. Ao participar do Feninfra Live, nesta sexta-feira, 25/06, Nunes disse que de janeiro a maio foram roubados 130 Km de fios e cabos, um incremento de 20% em relação ao mesmo período em 2020. “É um dado muito preocupante porque nas áreas onde acontecem os roubos, os serviços são interrompidos. E precisamos ficar atentos. Se há roubo é porque tem quem compre”, sustentou. As operadoras se pronunciaram oficialmente sobre o caso.

Sem prometer mudanças efetivas com relação à desburocratização para a instalação de antenas na cidade, Ricardo Nunes disse apenas que encaminhou um projeto de Lei à Câmara de Vereadores, que dará, segundo ele, segurança jurídica com relação ao licenciamento de antenas. “Há muitas regiões com manchas de acesso à Internet por falta de antenas”, admitiu, dando dados que dos 506 mil tablets prometidos para os alunos das escolas municipais, 108 mil deles não funcionam porque não há acesso à Internet nos locais onde os alunos moram. “Há UBS sem Internet. Isso precisa mudar”, sinalizou.

Ciente da dificuldade enfrentada pelas operadoras de telecomunicações em São Paulo – há mais de quatro anos não há a liberação para a instalação de antenas na cidade – o ex-ministro das Comunicações e prefeito da cidade, Gilberto Kassab, sugeriu que a cidade de São Paulo fique à frente de uma campanha nacional para liberar a instalação de antenas, com olhar para o 5G. “Se São Paulo quebrar as barreiras, todo o Brasil virá atrás. São Paulo tem essa força”, completou.

Botão Voltar ao topo