Telecom

Starlink e OneWeb disputam licitação da Anatel para escolas públicas

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse nesta quinta, 11/8, ao participar do seminário 5G.BR, em São Paulo, que empresas de satélite, notadamente as que utilizam equipamentos de baixa órbita, como SpaceX/Starlink e OneWeb, estão chegando ao Brasil para disputar uma licitação a ser feita pela Anatel para a conexão de escolas públicas em áreas rurais. 

“A Starlink está chegando, a Oneweb também. A Starlink participa de uma licitação. Eles precisavam de um ‘gateway’ na Amazônia e estão instalando este mês. Os satélites já estão no espaço aéreo brasileiro. Acredito que em setembro vão inaugurar as primeiras escolas com Starlink na Amazônia”, afirmou Faria. 

Segundo o Ministério das Comunicações, a disputa deve envolver outras empresas, como a Viasat, que usa satélite geoestacionário da Telebras, mas vai lançar um próprio ainda neste ano. A empresa já é parceira da estatal no programa de instalação de pontos de WiFi gratuitos em diversos pontos do país.

“O processo licitatório será uma decorrência do trabalho do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), criado a partir do Leilão do 5G, que executa projetos e conectividade de escolas públicas de educação básica”, informou o Minicom a esta Convergência Digital. 

Segundo ainda a pasta, “a Starlink, já licenciada para atuar no território nacional, inaugurará, no próximo mês, um gateway na Amazônia, equipamento necessário para viabilizar a rede de comunicação. A perspectiva é que, em setembro, seja inaugurada a primeira escola conectada na região da Amazônia Legal”.


TIM

A SpaceX/Starlink também deverá ser fornecedora de conexões para as teles privadas no Brasil. O próprio Fabio Faria já indicara essa negociação ao tratar do tema em audiência na Câmara dos Deputados, em junho deste ano. “O leilão de 2012 tinha obrigação de conectar escolas e nenhuma foi conectada. O único satélite que que pode fazer essa conexão é a Starlink. Quem contrata são as empresas que ganharam o leilão, Oi, Claro, Vivo e TIM”, disse então o ministro.

Nesta quinta, também durante o  5G.BR, o presidente da TIM, Alberto Griselli, anunciou que a operadora já tem acordo com a empresa do bilionário Elon Musk. “Temos estratégias de satellite to the home, sattelite to the phone, mas com as novas constelações de baixa órbita. Uma que estamos experimentando é da SpaceX, que permite até 200 Mbps e estamos vendo a capacidade dessa tecnologia para a cobertura de obrigações que temos em escolas rurais. As constelações vão ficar operacionais no segundo semestre. E o caso de uso é levar cobertura para áreas remotas”, disse Griselli. 

Botão Voltar ao topo