Streaming e serviços de vídeo curtos superam jogos no celular
Os gastos com jogos para celular caíram 5% em todo o mundo em 2022 e somaram US$ 110 bilhões. No entanto, o número de primeiros downloads aumentou 8%, para um recorde de 90 bilhões, segundo levantamento feito pela empresa de análise de aplicativos Data.ai.
O relátório destaca ainda que os aplicativos que não são de jogos se mostraram mais resilientes em 2022, de acordo com a pesquisa. O valor das compras nesses aplicativos aumentou 6%, para US$ 58 bilhões. O crescimento foi impulsionado principalmente por assinaturas e compras no aplicativo em plataformas de streaming, aplicativos de namoro e serviços de vídeo curto como oTikTok.
Os downloads de aplicativos não relacionados a jogos cresceram 13% em relação ao ano anterior, para 165 bilhões. Apesar da desaceleração geral dos gastos em 2022, os downloads de aplicativos pela primeira vez cresceram 11%, para 255 bilhões, reportou a Data.ai, enquanto as horas gastas em aplicativos subiram 9%, para um recorde de 4,1 trilhões.
Para 2023, as projeções são negativas. A empresa de análise de aplicativos projeta que os gastos globais com aplicativos especificamente para jogos caiam mais 3%, para US$ 107 bilhões este ano, como resultado da diminuição da renda disponível e das mudanças na privacidade da Apple e do Google.