Telebras lança oferta de celular via satélite para órgãos de segurança
A Telebras, que completa 50 anos nesta quarta, 9/11, vai lançar nos próximos dias uma oferta comercial voltada para órgãos de segurança, sejam eles federais, onde a estatal já atua, mas também acessível por entes estaduais, como as polícias. Trata-se da primeira rede de celular via satélite do país, voltada a garantir a continuidade dos serviços mesmo em áreas sem cobertura celular.
“Vamos lançar esse produto agora em novembro, o Link Tático Telebras, que significa que todas as forças de segurança, sejam nacionais, o Exército, Marinha Aeronáutica, seja Polícia Federal, PRF, Força Nacional, ou as Polícias Militares estaduais. Todas vão poder usar dessa infraestrutura que desenvolvemos”, revelou o presidente da Telebras, Jarbas Valente.
O executivo participou da cerimônia de aniversário da estatal no Ministério das Comunicações, onde foi relembrado o papel da empresa na estruturação da telefonia nacional, o início da implantação das redes de dados, a transferência de parte da equipe para montar a Anatel, quando da privatização, o renascimento da estatal em 2010, para tocar o Plano Nacional de Banda Larga, e o reposicionamento para conectividade em locais remotos, a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações.
O presidente da Telebras disse que a oferta de comunicação móvel via satélite envolve a parceria com uma ‘gigante mundial’, ainda não revelada. “Desenvolvemos uma parceria, com uma empresa gigante mundial, para viabilizar tecnologia móvel para aqueles que mais precisam dela na área de segurança, tanto nacional, de Estado, como a segurança pública federal e estadual. Eles vão usar o celular normalmente onde tem cobertura. Mas se sair para onde não tem cobertura, automaticamente o celular continua funcionando, em Banda Ka móvel, suportada pelo satélite”, disse Valente.