Telecom Italia abre porta para discutir proposta de compra feita pelo fundo KKR
Quatro meses após ter recebido uma proposta não vinculativa, a Telecom Italia aceitou negociar em profundidade a oferta de compra feita pelo fundo de investimentos KKR, dos EUA. O CEO da Telecom Italia, Pietro Labriola, foi encarregado de conhecer mais detalhes sobre as ideias do fundo para o plano de negócios da empresa de telecomunicações que, neste momento, enfrenta problemas, de acordo com a Reuters e a Bloomberg.
Em comunicado, a empresa italiana diz que quer avaliar se as condições da oferta são atrativas e abre a porta a uma auditoria limitada às suas contas. Foi no ano passado que o fundo norte-americano ofereceu 50,5 euros por cada ação da Telecom Italia, um total de 10,8 bilhões de euros, o que neste momento representa um prêmio de 75% face ao valor do fechamento na sexta, 11/3 – e de 46% sobre quando foi originalmente apresentada. No último trimestre, a empresa apresentou um prejuízo recorde de 8,6 bilhões de euros.
As decisões foram tomadas pelo conselho de administração da operadora no domingo, 13/3. E ao mesmo tempo que explora a proposta do fundo KKR, a Telecom Italia, dona da TIM Brasil, também avisou que considera uma possível fusão com a rival Open Fiber, empresa de banda larga fixa que é controlada pelo banco estatal CDP. O plano do atual CEO passa por separar o negócio da infraestrutura de telecomunicação do negócio dos serviços de telecomunicações.