Telecom

Telefonia fixa perde 1,2 milhão de linhas em 2017

O serviço de telefonia fixa registrou em 2017 um total de 40,8 milhões de linhas em operação, o que significa uma redução de 1,2 milhão de linhas na comparação com 2016, ou seja, um recuo de 2,96%. Os números foram divulgados nesta sexta, 2/2, pela Anatel. 

Em dezembro de 2017, as empresas autorizadas do serviço de telefonia fixa registraram 17,1 milhões de linhas fixas (42%) e as concessionárias 23,6 milhões de linhas (58%). No ano, as autorizadas perderam 134,7 mil linhas (-0,11%) e as concessionárias apresentaram queda de 1,1 milhão de unidades (-4,48 %). Em dezembro, a queda foi de 137,4 mil linhas. 

Nem todas as empresas registraram recuo. A Algar liderou o crescimento entre as autorizadas da telefonia fixa com aumento de 85,8 mil linhas (+34,47%), seguida da Vivo, com 11,6 mil (+0,24%), e da Oi, com 3,3 mil (+2,06%). A maiores reduções ocorreram na Claro, queda de 249,2 mil (-2,24%), na Tim, menos 9,6 mil (-1,4%), e na Cabo, menos 0,4 mil (-1,04%).

Dentre as concessionárias, em dezembro do ano passado quando comparado ao mesmo mês de 2016, apresentaram crescimento: a Algar com 22,5 mil unidades (+3,07%) e a Claro com 0,1 mil (+7,06%). As maiores reduções foram registradas na Oi com 837,3 mil linhas a menos (-5,91%) e na Vivo, com menos 291,4 mil (-3,01%).


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