Telecom

Teles, Anatel e Minicom formam força-tarefa para garantir internet e telefonia no Amapá

ATUALIZADA –Em nota encaminhada nesta sexta-feira, 06/11, ao Convergência Digital, a Conexis Brasil Digital informa que as teles estão ‘realizando esforços para manter suas redes em funcionamento, com equipes dedicadas e uso de geradores próprios’, mas, a entidade que representa as teles, admite que o serviço no estado do Amapá está precário e só voltará ao normal com o reestabelecimento do fornecimento de energia.

O Amapá está enfrentando um apagão desde a terça-feira, dia 03/11, quando um incêndio atingiu um dos três transformadores de uma subestação de energia, deixando 14 de seus 16 municípios o sem energia, entre eles, a capital, Macapá.

Apesar de o incêndio ter atingido um dos transformadores, mais dois equipamentos foram danificados, e não há possibilidade de reaproveitamento de peças, inviabilizando o religamento da estação, conforme explicações do governo, que tentou uma operação que não deu certo.

O governo já trabalha com um prazo de 30 dias para o reestabeleciento total. Os moradores estão sem água, energia e serviços de telecomunicações. Também não funcionam Caixas eletrônicos e máquinas de cartão, o que impede os moradores do Amapá de fazerem compras sem dinheiro vivo.

A nota oficial da Conexis Brasil diz: “A Conexis informa que as operadoras estão realizando esforços para manter o funcionamento de suas redes na região afetada pelo apagão, com equipes dedicadas e utilizando geradores próprios. No entanto é preciso que o abastecimento de energia seja reestabelecido para que os serviços sejam normalizados prontamente”.


Estado de emergência

O governo do Amapá decretou situação de emergência devido ao apagão que deixou ao menos 13 cidades às escuras desde a noite de terça-feira (3). “Assinamos o decreto de situação de emergência pactuado em conjunto com a Defesa Civil Nacional e a Defesa Civil Estadual”, anunciou o governador Waldez Góes, nas redes sociais, hoje (6). Segundo Góes, a medida vai permitir a liberação de recursos “para o gerenciamento da crise causada pela falta de energia elétrica no Amapá”.

O Superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Santana, informou que a autarquia e as principais operadoras estão avaliando a melhor forma de mitigar os efeitos do apagão que assola o estado há três dias. Hoje a principal demanda é garantir combustível para manter os grupos geradores que estão mantendo em funcionamento as estações de telecomunicações.  A maior demanda, agora, é conseguir combustível para alimentar as estações de telefonia, lembrando que telecomunicações  e internet esetão classificados como serviços essenciais por conta da Covid-19.

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