Telecom

Teles chinesas aderem ao Open Gateway por APIs para desenvolvimento móvel

As operadoras China Mobile, China Telecom e China Unicom aderiram à iniciativa Open Gateway, lançada em fevereiro, no MWC de Barcelona. Unidas, as operadoras lidam com 1,7 bilhão de conexões móveis. Com a adesão das chinesas já são 29 operadoras no pool. A iniciativa fornece uma estrutura de APIs de rede comuns para permitir que desenvolvedores e provedores de serviços em nuvem colaborem com operadoras móveis para acelerar o desenvolvimento de serviços e aplicativos digitais.

Em um comunicado, a GSMA explicou que os membros da iniciativa agora representam cerca de 60% das conexões móveis globais. O diretor geral da GSMA, Mats Granryd, que está na China para o MWC Xangai, disse que o país representa o maior mercado 5G do mundo, o que significa que ter as “três maiores operadoras comprometidas com esta iniciativa demonstra sua importância global e o forte caso de negócios oferece”.

Segundo ainda a GSMA, atualmente há 23 provas de conceito desde o lançamento da Open Gateway em fevereiro, quando foram feitos oito testes. As aplicações desenvolvidas incluem localização de dispositivos, troca de SIMcards e combate de crimes financeiros online, além de iniciativas de qualidade sob demanda para entregar “experiências de games mais imersivas e permitir a drones carregar intensivamente dados para missões com segurança”.

Granryd acredita que a iniciativa tem o potencial de oferecer os mesmos níveis de mudança significativa para os serviços digitais que a GSMA trabalhou para harmonizar os serviços de voz e permitir serviços de roaming há 35 anos. À medida que as operadoras lançam programas de adoção inicial, Granryd espera que “veremos mais APIs no próximo ano, criando novos mercados globais, oferecendo novos serviços e novas funcionalidades”.


Botão Voltar ao topo