Telecom

Teles erram no Brasil ao vender banda larga fixa com foco em velocidade e preço

O presidente da Oi, Rodrigo Abreu, defendeu nesta segunda, 2/10, que o Brasil representa um caso de sucesso mundial na cobertura de fibra ótica. Como destacou o executivo, ao contrário do que era apontado como tendência, a fibra não é um nicho para clientes de alto poder aquisitivo. 

“Na realidade, no Brasil, fibra não é apenas para clientes de alto padrão, mas para todo mundo. Mais de 70% das conexões de banda larga são em fibra”, afirmou, ao discutir a tecnologia no Latam Fiber Broadband Leaders Summit, promovido pela Huawei,em São Paulo.  Mas, para o presidente da Oi, a importância da fibra óptica no mercado brasileiro acabou gerando uma estratégia equivocada das empresas no país. 

“As operadoras fazem o que entendo ser um erro. Hoje, velocidades são ponto pacífico, com média acima de 300 Mbps, mas que chegam até 1 Gbps. Mas ainda estamos focando em velocidade e preço. Só que isso já passou e não vai nos levar a lugar nenhum. Todos vendem velociade e preço, e o que o consumidor quer é cobertura Wi-Fi.”

Segundo ele, é isso que abre caminho para novas tecnologias que melhoram a qualidade das redes WiFi, sejam domésticas ou corporativas. Em especial, tecnologias como FTTR, ou seja, fibra até o cômodo, também tratada como “fibra invisível”, que a Oi está comprando da Huawei. A operadora instalou 3 mil fibras invisíveis no começo do ano e tinha uma projeção de chegar a 100 mil km até o final desse ano.


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