Telecom

Teles móveis temem ‘apagão’ de serviços por falta de energia na Europa

A escassez de energia causada pela decisão da Rússia de cortar o fornecimento do gás a Europa por retaliação às sanções impostas ao país por conta da guerra da Ucrânia pode sobrecarregar a infraestrutura de rede móvel, uma vez que muitas operadoras têm backups fracos, reportou a Agência Reuters.

Citando executivos não identificados do setor, a agência de notícias diz que há uma preocupação efetiva das teles de terem de enfrentar quedas de energia no inverno e a paralisação dos serviços aos consumidores por falta de capacidade dos sistemas de backups, em especial, das baterias para o funcionamento das ERBs, que têm vida útil média de até 30 minutos.

A reportagem sustenta que vários reguladores, executivos do setor e governos estão trabalhando em medidas de mitigação para garantir o funcionamento da infraestrutura de comunicações em caso de escassez de energia. No caso das teles, passa pela contratação de equipamentos mais modernos e com redução de uso de energia. Mas governos e autoridades temem por um ‘apagão’ em um momento sensível no cenário geopolítico global.

*Fonte: Mobile World Live


Botão Voltar ao topo