Teles se unem por Inteligência Artificial multilinguagem
A Aliança Global de Inteligência Artificial, formada com SK Telecom e Deutsche Telekom, entre outras, querem desenvolver modelos de IA para Telecom. Objetivo é levar serviços para 1,3 bilhão de clientes em aproximadamente 50 países.
A Global Telco AI Alliance vai criar uma joint venture ainda este ano focada no desenvolvimento de Large Language Models (LLM) especificamente para empresas de telecomunicações. O anúncio foi feito no Mobile World Congress 2024. A nova entidade será formada pela Sk Telecom, e&, Singtel, Deutsche Telekom e Softbank Corp.
A nova empresa terá a missão de desenvolver modelos de IA otimizados para linguagens comuns utilizadas nos respectivos mercados domésticos das operadoras, embora haja planos para eventualmente expandir o número suportado.
Os integrantes da Aliança enfatizaram que os assistentes digitais poderiam ser treinados para proporcionar uma experiência mais “personalizada” ao cliente e impulsionar os serviços globais de telecomunicações para alcançar uma base de aproximadamente 1,3 bilhão de clientes em cerca de 50 países.
A Global Telco AI Alliance foi formada em julho de 2023 pela SK Telecom, e&, Singtel e Deutsche Telekom, com a adesão recente do SoftBank. “Estamos trabalhando com a academia para que os modelos de IA sejam multilíngues”, afirmou o vice-presidente do Language Superintelligence Labs da SK Telecom.