Telecom

Teles sugerem prêmio às cidades que facilitarem antenas de 5G

As operadoras de telecomunicações querem ajuda das autoridades para copiar uma política do marco legal de saneamento: a ideia é pontuar bem aqueles municípios que incentivarem a implantação de infraestrutura e com isso facilitar o acesso a recursos públicos. 

“O novo marco de saneamento indicou diretrizes de forma que o município teria classificação melhor para receber recursos da União. Será que isso não poderia se aplicar às telecomunicações?”, apontou o presidente do sindicato nacional das operadoras, Conexis, Marcos Ferrari. 

“Faria algum ajuste na Lei de Antenas ou na Lei Geral de Telecomunicações, permitindo à Anatel criar regras gerais, não obrigatórias, mas aqueles municípios que adotassem tivessem pontuação melhor para receber recursos de convênios”, explicou Ferrari ao participar, nesta sexta, 30/7, de live do portal Tele.Síntese sobre a necessidade de antenas com a chegada do 5G. 

“Em 2015, aprovamos a lei geral de antenas, e no Executivo também teve uma discussão ampla. Parecia que já estava resolvido, do ponto de vista da área econômica. Mas a situação é mais complicada, porque o licenciamento é de competência municipal”, completou o presidente da Conexis. 


Botão Voltar ao topo