Telecom

Teles têm receita de US$ 15 bilhões com Internet das Coisas

As operadoras móveis dominaram o mercado de internet das coisas em 2023, gerenciando 83% de todas as conexões no planeta, revela a consultoria IoT Analytics. De acordo com levantamento da empresa, a receita de IoT nas teles móveis chegou a US$ 15 bilhões, ou 3,6 bilhões de conexões. Expectativa é que esse volume de conexões cresça 18% ao ano até 2030, impulsionado pelo 5G.

A China Mobile é a líder de receita, seguida pela China Telecom, China Unicom, Vodafone Group e AT&T. O custo da conectividade, informa ainda o relatório da IoT Analytics, varia de acordo com a região, mas as teles do ocidente oferecem planos de dados IoT relativamente mais altos do que a média global.

Satyajit Sinha, analista principal da IoT Analytics, previu que o mercado seria transformado pelo 5G RedCap – que permite os equipamentos trabalharem só com 20MHz no 5G, tornando-os mais baratos. “O 5G RedCap garante a longevidade das implantações atuais e supera o LTE Cat-1 e o Cat-4 com melhor desempenho de uplink e maior vida útil da bateria”, sustentou.

O 5G RedCap tem a missão de ampliar as implantações de internet das coisas em uma ampla gama de áreas empresariais, em especiais, nas cidades inteligentes, mas também terá forte impacto junto aos consumidores, com wearables.


Botão Voltar ao topo