Telecom

TIM alcança 1,8 Gbps no 5G stand alone no Brasil

A TIM quebrou a velocidade de 1,8Gbps durante testes com equipamentos de rede comercial para operação do 5G stand alone (ou 5G puro). O resultado obtido pela operadora é um aperitivo do que virá no futuro, quando a quinta geração da tecnologia de rede móvel estiver à disposição no país. O resultado já aponta todo o potencial do 5G, que ainda depende da realização do leilão de frequências pela Anatel.

Além de altas velocidades, um importante atrativo do 5G é a baixíssima latência, ou seja, o tempo de resposta que permite, por exemplo, a realização de ações praticamente em tempo real.  A operadora utilizou 100MHz de banda em Release 16 com a rede da Huawei.

Para Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, o 5G promete permitir a comunicação massiva muito mais rápida entre dispositivos eletrônicos, impulsionando a Indústria 4.0 e novos negócios com a Internet das Coisas, e revolucionar setores como saúde, educação, agronegócio, logística e segurança: “Estamos muito felizes em alcançar essa marca histórica nos nossos laboratórios já com o teste do 5G no padrão stand alone, que é fundamental para o desenvolvimento da tecnologia no Brasil e a competição no mercado”.

A TIM possui uma série de projetos-piloto com a tecnologia em parceria com hubs de empreendedorismo e instituições de ensino. A operadora também expandiu sua rede 5G DSS pelo país para oferecer uma nova experiência aos seus clientes, que evoluirá com a chegada da rede de quinta geração. O DSS (dynamic spectrum sharing, ou compartilhamento dinâmico de espectro) é uma funcionalidade que utiliza as frequências atuais da rede 4G.

 


Botão Voltar ao topo