TIM aposta em Curitiba com 210 antenas 5G. Salvador e Goiânia também têm 5G
A TIM vai oferecer cobertura 5G Standalone em todos os 75 bairros da cidade de Curitiba, conectando mais de 85% da população com a nova tecnologia, a partir do lançamento comercial, que acontece nesta terça-feira, 16/08, com a liberação oficial da frequência de 3,5GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A cobertura da TIM na capital paranaense contará com 240 antenas até o fim do ano, sendo 210 já ativadas no lançamento, antecipando a evolução da demanda do mercado. O número de sites representa 10 vezes mais do que a obrigação mínima estabelecida pela Anatel para a cidade. Além de liderar a chegada do 5G em Curitiba, desde abril de 2020 a operadora também está à frente na cobertura 4G, presente em 100% das 399 cidades paranaenses.
A operadora também ativa a primeira rede 5G Standalone (SA) de Salvador, logo após liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da operação na capital baiana já conta com duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. A tecnologia estará disponível inicialmente em 77 bairros, entre eles: Brotas, Pituba, Rio Vermelho, Stiep, Parque Bela Vista, Armação, Barra, Caminho das Árvores, Costa Azul, Federação, Engenho Velho da Federação, Jardim Placaford, Matatu, Nazaré, Santa Teresa, Patamares, São Marcos, Amaralina, Barbalho, entre outros.
A cidade é a segunda do Nordeste a receber a rede 5G SA da TIM. A primeira foi João Pessoa, que ativou o sinal no dia 28 de julho. Em todo o Brasil, a rede de quinta geração standalone já está disponível também em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Os outros municípios da Bahia também terão o 5G ativado, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel.
“A Bahia é um dos estados mais estratégicos do Nordeste para a TIM e, por isso, a operadora tem feito investimento robusto em novas tecnologias. Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social. É um momento histórico para o Brasil, pois o 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Vamos ter a maior e melhor rede 5G do país”, destaca Leonardo Capdeville, Vice-Presidente de Tecnologia da TIM Brasil.
O serviço 5G também chega a Goiânia. A tecnologia estará presente inicialmente em 130 bairros da cidade, beneficiando cerca de 35% da população com a cobertura de quinta geração. Entre os bairros contemplados estão Setor Bueno, Setor Bela Vista, Setor Central, Setor Sudoeste, Jardim São Judas Tadeu, Jardim Goiás, Setor Oeste, Residencial Granville, Jardim América, Residencial Eldorado, Setor Leste Vila Nova, Cidade Jardim, Setor Pedro Ludovico, Setor Sul, Vila Viana, Vila Maria Jose, Alto Da Gloria, Vila Redenção e Serrinha.