TIM aproveita o 700 MHz e lança voz sobre LTE 4G em Brasília
Brasília é a primeira cidade da América Latina a ter voz sobre LTE em 4G. Nesta segunda-feira, 24/07, a TIM lançou o serviço na capital do país e até o fim do mês, o produto estará disponível em Recife, Fortaleza, natal, Maceió e Uberlândia, onde já a oferta do 4G em 700 Mhz. O Rio de Janeiro também entrou nessa lista porque no Estado a cobertura 4G já é maior que a 3G.
Em entrevista ao portal Convergência Digital, o CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, diz que, hoje, 40% da base de smartphones 4G ativos da operadora estão aptos a ter acesso ao VoLTE. “E 100% do portfólio 4G também. A migração do 3G para o 4G está muito rápida”, pontuou o executivo.
O VoLTE permite chamadas de voz em alta definição, aliadas à redução do consumo de bateria e do tempo de espera para a conexão ser estabelecida. ” Posso garantir que temos um diferencial e com a melhor cobertura indoor, teremos um serviço de alta qualidade”, acrescentou Capdeville.
A tarifação do VoLTE será bem transparente. “Será tarifada como uma chamada de voz e está no pacote de minutos do TIM Black, que é o nosso pós-pago. Vamos analisar a performance para ampliar o serviço para o pré-pago e para os planos corporativos, que têm uma tarifação muito similar ao do pré-pago”, explica o CTO da TIM. O VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade.
Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G, redução do consumo de bateria e menor tempo de estabelecimento da ligação, passando de oito para dois segundos, em média.