Telecom

TIM convoca rivais para brigar por propaganda com Google e Facebook

Em que pese não ter conseguido avançar nos planos de uma carteira digital que reúne as maiores operadoras de telecomunicações do país, a TIM não só acredita que esse ‘sonho’ ainda dê frutos como aposta em outra atuação conjunta: uma plataforma unificada de publicidade que aproveite a base de clientes da telefonia celular. 

“Prevemos para nossa empresa e para o setor um futuro que trabalhe cada vez mais com qualidade de serviços e parcerias, que é a forma de obter valor para um serviço que de outra forma pode virar commodity. Teremos oportunidades muito boas vindo da área de publicidade móvel”, afirmou o presidente da Tim, Pietro Labriola, ao apresentar os resultados trimestrais da empresa nesta terça, 27/7. 

O executivo fez uma chamada direta aos concorrentes para que se juntem em busca de uma plataforma comum para publicidade, sob a lógica de que com a base de clientes da telefonia móvel e a disposição dos usuários para trocar propaganda por bônus será possível brigar com as gigantes da internet. 

“Essa é uma chamada para ação a todos os players para juntar forças. Se reunirmos todos os ativos que temos conseguiremos nos manter competindo com players como Google e Facebook em um mercado que é muito maior”, insistiu Labriola. A Tim faturou R$ 9 milhões no segundo trimestre com sua plataforma de publicidade – Tim Ads – e destacou que mais de 19 milhões de clientes aderiram. 

“Temos o usuário interessado em participar do programa em troca de bônus na internet. Temos alto nível de segmentação nessa base e criando vários veículos por onde essa mídia pode ser apresentada. Teremos 30% do mercado com Oi. Para atingir 100%, temos que nos unir com outras operadoras. E a provocação do Pietro é que todas estão evoluindo, mas precisamos nos unir para unificar esse mercado para os anunciantes”, emendou o diretor de planejamento estratégico, Renato Ciuchini. 


Carteira digital

Ao mesmo tempo, a TIM ainda acredita que o mercado de carteira digitais também pode ser promissor. “A carteira digital tem muitos players no mercado brasileiro, com tendência de consolidação nos próximos anos. Estamos olhando o mercado e esperando a parceria correta com o player que vai sobreviver apos essa consolidação. Estamos na finalização de lista com dois parceiros potenciais. E avaliamos com outro parceiro de telecom, porque essa é área em que juntos podemos criar valor para acionistas. Estamos discutindo mais cooperação e menos competição”, afirmou Pietro Labriola. 

Resultados

A TIM Brasil divulgou o resultado operacional do segundo trimestre de 2021, quanto apresentou um lucro líquido de R$ 681 milhões, alta de 154,7% em relação ao mesmo período do ano passado, marcado pela pandemia do Covid-19. A receita de serviços também cresceu, 8,7%, e somou R$ 4,226 bilhões e aumento de 5,9% no Ebitda (fluxo de caixa).

A empresa reportou crescimento de receita nos dois serviços – fixo (que cresceu 11,1%, e móvel, 8,5%). Nos primeiro semestre, a receita líquida de serviços cresceu 6% ano/ano e o EBITDA aumentou 5,2% no mesmo período, registrando 20 trimestres de crescimento positivo. O Arpu (conta média) do celular também apresentou crescimento de 10,3% em relação ao segundo trimestre de 2020, passando para  R$ 25,8.

A TIM contabilizou R$ 20 milhões de recursos novos com os serviços financeiros, em sua parceria com o banco C6, e um número recorde de contas bancárias abertas – mais de 3 milhões de contas. A operadora informa ainda que, dos atuais 1,4% de participação que possui no banco, com as novas metas alcançadas, a participação acionária total vai crescer para 2,9%.

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