TIM e Claro empatam na disputa por clientes no Brasil
A Anatel publicou em sua página na internet os dados referentes aos acessos em telefonia móvel do ano de 2019. Os números comprovam que a telefonia pós-paga- estratégica para as teles – se aproximou de fato da telefonia pré-pago. Em dezembro de 2018 havia 129,6 milhões de clientes pré-pagos no Brasil. Em dezembro de 2019, esse número caiu para 117,04 milhões – uma queda de 9,7% em 12 meses.
A competição se acirrou para atrair o cliente para o pós-pago. O número pulou de 99,61 milhões de assinantes pós-pagos em dezembro de 2018 para 109,63 milhões em dezembro de 2019, o que significa uma alta de 10%. O empate técnico entre pós-pago e pré-pago deverá acontecer ainda no primeiro trimestre de 2020, uma vez que faltam apenas 7,41 milhões de linhas para o pós-pago alcançar o pré-pago na carteira dos clientes.
Nessa disputa pelo assinante, a Vivo segue líder do mercado com 32,9% do market share. TIM e Claro disputam palmo a palmo as segundas e terceiras posições. Em dezembro de 2019, segundo a Anatel, as duas empataram com 24%. A Oi – ainda sem saber se vai se desfazer ou não da operação móvel, avaliada em R$ 15 bilhões pela BTG Pactual – se manteve na quarta posição com 16.2%.
O 4G foi o grande impulsionador do pós-pago. A tecnologia 4G (LTE) encerrou dezembro com base de 153,73 milhões de chips ativos. Já o 3G despencou e fechou o ano com 42,81 milhões de acessos, uma queda de 21,7%. A tecnologia 2G ganha sobrevida com os acessos M2M, mas também perde acessos ativos. A tecnologia terminou 2019 com 30,12 milhões de acessos ativos. Mais informações, veja aqui: https://www.anatel.gov.br/paineis/acessos