Telecom

TIM e Sky apostam em combo com preço baixo para avançar no Rio e em São Paulo

A TIM retomou a parceria comercial com a Sky, agora uma empresa do grupo norte-americano AT&T, para oferecer uma solução única de voz móvel, dados móvel, dados fixo e TV por assinatura para os clientes em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde há a infraestrutura da TIM Live. As vendas começam a valer a partir da segunda semana de fevereiro e envolve diretamente a concessão de descontos financeiros para os assinantes das duas empresas.

“Não temos nenhuma outra conversa com a Sky que não seja essa parceria comercial que estamos retomando”, frisou o presidente da TIM Brasil, Stefano Di Angelis, ao responder aos jornalistas na teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2016, realizada nesta sexta-feira, 03/02. A questão veio logo após a declaração do CEO do Grupo América Móvil, Daniel Hajj, que descartou uma possível compra da Sky no Brasil.

Os assinantes da SKY que optarem por contratar a ultra banda larga fixa TIM Live terão um desconto especial no pacote de 50 Mega de velocidade, pagando R$ 69,90 mensais por um ano (o valor original é R$ 109,90). O pacote conta ainda com 30 Mega de velocidade para upload e modem Wi-Fi incluído. Já aqueles que quiserem um celular TIM, poderão contratar o TIM Pós Plus 7GB por R$ 99,90 por 12 meses. O valor original da oferta é R$ 179,90 mensais em São Paulo e R$ 149,90 mensais no Rio de Janeiro. Apenas clientes SKY desses dois estados poderão receber o desconto.

O plano oferece 7GB de internet na maior rede 4G do Brasil, acessos aos serviços TIMmusic by Deezer com mais de 40 milhões de músicas, TIM Banca Virtual com mais de 40 revistas de grande circulação e TIM Backup 30GB. Além disso, o cliente conta com ligações ilimitadas para números TIM de todo o Brasil e 1.000 minutos em chamadas para qualquer operadora.

Clientes TIM e TIM Live que assinarem um plano SKY participante da ação (modelo sem combo) receberão o pacote de canais HBO grátis por um ano e terão acesso à vasta gama de programação e conteúdo destes canais. Além disso, poderão assistir online a mais 2,5 mil filmes, séries e documentários pelo HBO GO. O benefício representa uma economia de mais de R$ 400 no ano.


Já os usuários TIM e TIM Live que optarem por contratar um dos planos combos participantes receberão um equipamento HD Plus grátis por um ano, podendo gravar e agendar a gravação dos programas desejados, com uma economia de R$ 360 no ano. Sem cobertura de ultra banda larga fixa fora do Rio e São Paulo, o acerto entre as companhias, neste momento, é válida apenas para essas cidades.

Não é a primeira vez que a TIM fala em ‘descombar’ a TV por Assinatura. Em junho de 2015,a empresa tentou uma estratégia – com o lançamento do Live TIM Blue Box, já descontinuado, onde houve alianças com TVs por Assinatura e com OTTs como Netflix e You Tube. A aliança também não avançou como o desejado. Como também não avançou a primeira aliança comercial com a Sky, fechada em 2013.

À época, a TIM assumiu que ‘havia divergências de interesses’. Com o avanço do 4G e da necessidade de ampliar a oferta de serviços de dados, a TIM retoma a ideia de ter parcerias. “A TIM era considerada como uma empresa não convergente por não ter os combos. Agora não somos mais”, observou o COO da operadora, Pietro Pietro Labriola.

Sem cobrança adicional de franquia

A área de entretenimento promete ser uma prioridade em 2017. Para esse mês, a operadora está oferecendo – incluídos na franquia dos planos, sem cobrança adicional e individual dos produtos – os serviços TIMmusic by Deezer – uma das maiores plataformas de streaming do mundo, com mais de 40 milhões de músicas – e/ou o TIM Banca Virtual, que permite a leitura de mais de 40 títulos de revistas brasileiras em uma ferramenta inovadora, que vai além de simples transcrição da revista física para o formato digital e traz elementos como sonorização, vídeo e interatividade.

Além disso, os usuários poderão contar ainda o TIM Protect Backup (5GB ou 30GB), que guarda arquivos e documentos de vídeo, áudio, imagem e texto do celular em uma nuvem segura, acessível a qualquer hora e em qualquer lugar através do portal web. “Somos a primeira operadora a incluir serviços desse tipo sem cobrança adicional de franquia”, acrescenta Pietro Labriola.

Sobre mais alianças com OTTs – a retomada da parceria com a Netflix, por exemplo, ou mesmo os acordos de zero rating com WhatsApp e Facebook – o presidente da TIM Brasil, Stefano Di Angelis, deixou claro que, neste momento, não estão no radar das conversas, mas que não há impedimento de voltar sentar à mesa. A ideia da TIM é ter serviços no formato White Label, ou seja, desenvolvidos por terceiros mas com o aval da TIM. No segundo semestre, por exemplo, podem sugir parcerias com OTTs na área de vídeo.

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