TIM expande rede NB-IoT para 1.800 MHz
A TIM estendeu a rede NB-IoT para a frequência de 1.800 Mhz, além do 4G em 700 Mhz, já ativada, em junho, em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, em um projeto com a Inatel e Ericsson para a oferta de serviços de cidades inteligentes. Agora, a operadora trabalha para definir um modelo de negócios para ter a opção comercial até o final do ano, revela o head de produtos corporativos da TIM, Alexandre Dal Forno.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 16ª do Rio Info, realizada esta semana, no Rio de Janeiro, o executivo diz que a iniciativa em Minas Gerais está servindo para fomentar o ecossistema. “Esse é um passo decisivo para o sucesso do negócio. Precisamos atrair os desenvolvedores”, diz.
Do ponto de vista técnico, a infraestrutura 4G, com NB-IoT, assegura qualidade e afasta o risco de interferência, uma vez que não há o uso de frequências não licenciadas, onde há o compartilhamento do espectro. Dal Forno diz que, hoje, o desafio das operadoras de telecom, que já têm rede pronta e apta, é ter competitividade. Assistam a entrevista com o diretor da TIM Brasil.