TIM fecha contrato de RAN para os próximos três anos
Nas primeiras três cidades em que vai lançar sua rede 5G usando compartilhamento de espectro com 4G (DSS) em setembro, Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS) – como foi anunciado na convenção online da TIM pelo CEO Pietro Labriola- a operadora fará uma prova de conceito com um serviço de banda larga fixa sem fio (FWA, na sigla em inglês). A TIM usa os espectros de 700 MHz, 850 MHz, 900 MHz, 1,8 GHz, , 2,1 GHz e 2,5 GHz para a oferta de serviços 2G, 3G e 4G.
Será um serviço “zero touch, self-provisioning e self-caring”, revelou o diretor de engenharia da TIM Brasil, Marco di Costanzo, de acordo com reportagem do site Teletime. Em outras palavras, será uma experiência “self-service”, em que o próprio cliente compra o roteador (CPE) 5G e instala na sua casa, sem necessidade da visita de um técnico. Di Costanzo participou de painel sobre 5G e Wi-Fi 6 na edição digital do seminário Fórum de Operadoras Inovadoras, promovido nesta terça-feira, 21, por TELETIME e Mobile Time.
Costanzo também pontuou que a TIM “acabou de assinar um grande contrato de fornecimento de tecnologia RAN [de acesso] para os próximos três anos”. Sem revelar quais são os fornecedores, o executivo afirmou que os equipamentos recebidos serão todos “5G ready”, ou seja, prontos para a quinta geração, bastando atualização de software.
Fonte: site Teletime