TIM investe em Inteligência Artificial para garantir qualidade de serviço da rede
Plataforma Accedian/Cisco será integrada pela NEC. "Vamos deixar de ser reativos para sermos proativos no diagnóstico, que hoje é muito manual e será automatizado", afirmou o CTIO da TIM Brasil, Marco Di Constanzo.
A TIM vai usar Inteligência Artificial e Machine Learning para ser proativa e impedir que falhas na rede possam ser percebidas pelos consumidores. Durante o Mobile World Congress 2024, a operadora anunciou a implantação da plataforma Accedian/Cisco, integrada pela NEC, que vai monitorar, detectar, dar visibilidade e diagnosticar os problemas na infraestrutura de rede.
Em entrevista ao portal Convergência Digital, o CTIO da TIM Brasil, Marco Di Constanzo, diz que, hoje, identificar a causa raiz de um problema de rede ainda é um ciclo muito manual. Com o uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning, o objetivo é automatizar para assegurar assertividade ao cliente.
“A plataforma vai nos dar monitoramento, visibilidade, capacidade de detecção e diagnóstico dos problemas em tempo real. Nós vamos sair de uma ação reativa – a que espera o problema para resolver- para uma postura proativa. Nós queremos prevenir antes que a falha aconteça, porque ela vai acontecer, mas vamos agir rápido, reduzir o tempo de correção e garantir a confiabilidade aos serviços”, destacou Constanzo.
Como o B2B é o grande foco estratégico da TIM Brasil, a operadora vai centrar o uso dessa plataforma de rede nesse segmento onde estão o agronegócio, a logística, transporte e concessionárias de rodovias. “Com a visibilidade da rede e com ações reativas nós aumentamos muito a nossa competitividade. Nós queremos reduzir o churn e aumentar a base do B2B”, sustenta o CTIO da TIM Brasil. O valor do contrato fechado com NEC e Accedian/Cisco não foi revelado.