TIM moderniza 3000 sites e avança com 5,5G em São Paulo
Operadora concluiu projeto anunciado em abril deste ano e ampliou em 40% a capacidade de rede em São Paulo nas redes 4G e 5G. Redução do consumo de energia ficou em 15%.

Projeto iniciado em abril , a TIM concluiu a modernização de 3 mil sites em 64 cidades do DDD 11, ampliando em 40% a capacidade de rede em São Paulo, com impacto direto em cerca de 10 milhões de clientes. O investimento, orçado em R$ 1 bilhão e feito com a Huawei, contemplou a capital paulista, mas também cidades do interior nos DDDs 12, 13, 15 e 19. No interior paulista, a expansão foi significativa, com mais de 700 sites adicionais instalados em cerca de 160 cidades e envolveu antenas 4G e 5G.
“Com mais capacidade, cobertura ampliada e menor consumo de energia, conseguimos entregar uma rede ainda mais veloz, capaz de suportar o crescimento do tráfego de dados e preparar o caminho para inovações futuras em 5G e serviços digitais”, afirma o CTO da TIM Brasil, Marco Di Costanzo. “Seguiremos empenhados em levar ao público a melhor experiência digital, sempre combinando tecnologia de ponta, eficiência operacional e responsabilidade socioambiental”, afirmou.
Estudo recente da Opensignal revela que a TIM liderou em três categorias relacionadas à rede 5G. Em Qualidade Consistente, a operadora ficou em primeiro lugar. Já em Experiência de Confiabilidade, liderou o ranking, assim com a Experiência de Velocidade de Download do 5G com 368,3 Mbps.
A operadora, mesmo com o crescimento acelerado da capacidade e da cobertura da rede, conseguiu reduzir o consumo total de energia em cerca de 15%. Essa eficiência é possível devido ao uso de equipamentos mais modernos e práticas operacionais sustentáveis, em acordo com os objetivos da operadora em expandir a conectividade e melhorar a experiência dos clientes sem comprometer o meio ambiente, reforçando o compromisso da companhia com a agenda ESG.
No 5G, a TIM mais que dobrou o número de cidades atendidas, passando de 94 no início do ano para 220 em outubro. A cobertura estadual avançou de 70% para 90%, enquanto o tráfego médio na rede 5G subiu de 28% em janeiro para 34% no mesmo período. Na capital, a operadora registrou crescimento acelerado do tráfego em 5G, com aumento próximo de 50% em bairros estratégicos como Itaim, Morumbi, Jardins e Campo Belo.





