Telecom

TIM se une à Eletrobras e vai vender energia para o segmento B2B

Parceria envolverá ainda diversas frentes, como o uso do 5G em ativos de geração e transmissão de energia.

A Eletrobras e a TIM Brasil firmaram uma parceria comercial para criar uma ampla plataforma de negócios. As diversas frentes incluem estímulo ao uso de energia renovável, transformação digital de ativos de energia por meio do 5G e até soluções de Internet das Coisas (IoT), como smart metering, reforçando o posicionamento de inovação das duas empresas.

A primeira iniciativa deve ser a venda de energia elétrica no mercado livre à base de clientes da operadora. Inicialmente voltado para o segmento B2B, o projeto trará economia e uma gestão ainda mais sustentável para esses usuários.

“A parceria com a TIM está sintonizada com o objetivo da Eletrobras de se tornar uma empresa completamente voltada para o cliente, protagonista na comercialização de energia no mercado livre, que vai oferecer um ecossistema de comercialização com soluções completas e descarbonizadas para esse mercado”, afirma o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro.

Para a TIM, o acordo vem reforçar seu sólido compromisso com a agenda ESG e com a inovação, destacando a atuação da companhia no uso e incentivo de energia renovável. “Operamos com 100% de energia renovável desde 2021, com certificado de origem, e estamos na vanguarda da geração distribuída no setor de telecomunicações. Também vamos apoiar a transformação digital da Eletrobras”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.

A assinatura do MOU ocorre no momento da abertura do mercado livre de energia para todos os consumidores de alta tensão. Só em 2024, cerca de 150 mil novas unidades consumidoras estão aptas a fazerem a migração para o mercado livre e até 2030 serão mais de 80 milhões de unidades consumidoras.


Botão Voltar ao topo