TIM supera 2 milhões de faturas pagas via PIX
Mais de dois milhões de faturas da TIM já foram pagas via PIX. Para incrementar ainda mais esse número, a companhia disponibiliza, a partir deste mês, o QR Code do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central inserido em todas as suas contas físicas e digitais, além do acesso pelo site e app MEU TIM, que já se encontra disponível desde dezembro/2020.
“Somos a operadora que oferece a maior gama de canais online para os usuários quitarem suas faturas. Em 2020, mais de 75% da nossa base optou por pagar suas contas por esses meios e acreditamos que a penetração aumentará ainda mais, como legado da transformação digital acelerada pela pandemia”, destaca Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM.
Quase 15% dos clientes que já pagaram faturas da TIM via PIX utilizavam anteriormente os meios físicos, o que reforça uma mudança de hábito em curso estimulada pelo aumento da digitalização da sociedade. Para entender esse novo comportamento, a operadora realizou uma pesquisa sobre a aceitação do PIX utilizando sua plataforma TIM Ads, que contou com a participação de 113 mil clientes de todo o país. O estudo mostra que a modalidade é bem aceita – as transações com PIX foram consideradas ágeis, práticas e seguras – e que ainda há oportunidades de incentivo à adesão: 49% declararam já ter usado, mas 23% não conhecem e 15% têm interesse em usar.
Para Renato Ciuchini, Head de Estratégia e Transformação da TIM, a pesquisa pode ajudar a operadora a identificar e entender dificuldades dos usuários com a nova forma de pagamento e, assim, traçar ações táticas para aumentar a penetração do PIX na base de clientes. “Fomos a primeira operadora a oferecer a modalidade para todos os usuários, inclusive em recargas. Queremos reforçar as vantagens do PIX e a pesquisa nos dá uma boa base para entender como abordar o tema”, explica.
O TIM Ads está em atividade desde outubro de 2020 e faz parte da estratégia da companhia de monetização da base de clientes: o usuário aceitar assistir a uma propaganda ou responder uma pesquisa em troca de bônus de dados em seu plano ou outros benefícios. A plataforma também ajuda a empresa a entender o comportamento do consumidor, colaborando no desenvolvimento de ofertas e soluções que atendam às necessidades dos usuários de forma mais assertiva. Mais de 400 mil pessoas já participaram de enquetes no TIM Ads e a pesquisa sobre PIX registrou um dos melhores engajamentos até o momento, com 48% de taxa de respostas – acima da média de 36% identificada em estudos anteriores.