Telecom

TIM vai implantar 45 mil pontos de luminárias inteligentes em Curitiba

Após a TIM implementar sua tecnologia em mais de 5 mil luminárias públicas inteligentes na cidade de Petrolina (PE) com a ENGIE, empresa de energia renovável, a operadora é novamente escolhida para o projeto de iluminação pública inteligente na primeira capital do país: Curitiba. O contrato de parceria público privada (PPP) entre a ENGIE e a Prefeitura municipal foi anunciado no final de março, e prevê operação, manutenção e expansão da infraestrutura de iluminação da cidade por 23 anos. A parceria com a TIM abrange cerca de 45 mil pontos de gestão das luminárias inteligentes distribuídas pela cidade.

“É uma parceria de longo prazo entre duas empresas com forte compromisso com a transição energética. Esta parceria, que começou em 2018, através dos nossos projetos de gestão e planejamento energético, já garantiu à TIM uma redução de 20% nos custos com energia e contribui para a redução de emissões de CO2. A capacidade de monitoramento remoto e em tempo real dos pontos de iluminação pública permitirão uma maior assertividade e eficiência operacional, o que se traduz em menor consumo de energia. Estamos entusiasmados com os projetos em desenvolvimento e os que estão por vir”, afirma o diretor-presidente da ENGIE Soluções, Jacques-Olivier Klotz.

Para o novo projeto em Curitiba, a expectativa é iniciar o processo de implementação ainda em 2023, após mapeamento e modernização de rede a ser realizada pela concessionária. A projeção é que a nova iluminação traga uma redução estimada de 33% no consumo de energia do município, otimizando custos para a administração local e atuando com equipamentos de maior tempo de vida útil e menor impacto ambiental.

Com fornecimento de solução completa de conectividade, hardware e software, dentro da oferta chamada TIM Smart Lighting, as luminárias inteligentes serão capazes, por exemplo, de ter acendimento e dimerização definidas previamente, dentro de rotinas estabelecidas pela concessionária. Remotamente, é possível acompanhar e identificar também comportamentos fora do padrão, fazer manutenções preditivas e otimizar todo o processo de gestão, que será feito a partir de um centro de controle operacional. A tecnologia permite ainda maior capacidade de controle do consumo de energia do município e ajuda na tomada de decisão para ações de eficiência energética.

Para Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, a escolha da TIM pela ENGIE reforça a expertise em IoT da operadora para projetos de iluminação pública não só em Curitiba, mas para as demais cidades do país. Por exemplo, através do uso da infraestrutura da iluminação pública sob gestão da ENGIE, a TIM ampliará a disponibilidade de sinais de telefonia e dados, entre eles o 5G, que poderá também, em conjunto com a ENGIE, viabilizar projetos ligados a internet das coisas (IoT). Estes são apenas alguns destaques, dentre outras oportunidades que tornarão as cidades mais inteligentes e conectadas no futuro próximo.


Líder em energia renovável no país, a ENGIE desenvolve soluções tecnológicas para tornar as cidades espaços mais inteligentes e com maior eficiência energética. Atualmente, a empresa opera mais de 1 milhão de pontos de iluminação no mundo, sendo 130 mil deles no Brasil — dos quais 90 mil em Uberlândia (MG) e 40 mil em Petrolina (PE).  

Botão Voltar ao topo