Telecom

TIM vai investir R$ 250 milhões em fundo 5G; capta parceiros e mira B2B

A TIM vai investir R$ 250 milhões em um fundo de investimento voltado para o 5G, lançado em fevereiro, em parceria com a gestora de venture capital Upload Ventures. Na teleconferência de resultados do primeiro trimestre, o CEO da TIM, Alberto Grizelli, disse que já foram investidos quase R$ 75 milhões e o restante do capital será aportado em no máximo 18 meses. Além da Upload Ventures, a operadora busca mais parceiros para chegar à meta de capitalização de US$ 250 milhões, ou R$ 1,25 bilhão, com a taxa do dólar a R$ 5.

O B2B é o grande mote desse fundo de investimento e Internet das Coisas- uma prioridade da TIM – está no topo das prioridades. Mas o fundo vai buscar empresas inovadoras que tenham a tecnologia móvel voltada ao agronegócio, publicidade e outros segmentos. “Mas que fique claro que é para o B2B. Queremos aumentar a oferta de qualidade e ampliar a nossa presença”, contou o CEO da TIM Brasil. O fundo já fez um investimento Um investimento na startup de publicidade digital Topsort.

Alberto Grizelli também adiantou que a TIM reforçou o gasto com 5G no primeiro trimestre e investiu R$ 1,35 bilhão em infraestrutura. “Estamos fazendo agora para plantar nos outros trimestres. Hoje a TIM tem o maior número de antenas 5G e mais cidades cobertas, uma consequência dessa estratégia de investir mais. Mas o nosso investimento está mantido entre R$ 4,4 e R$ 4,6 bilhões para 2024 e para os próximos anos até 2026”, destacou. 

Resultados 1º trimestre

A TIM Brasil registrou lucro líquido normalizado de R$ 519 milhões no primeiro trimestre. O resultado aponta alta de 19% na comparação com o mesmo período do ano passado (R$ 437 milhões). Ante o trimestre imediatamente anterior, houve baixa de 42,3% (os ganhos somaram R$ 900 milhões no quarto trimestre de 2023). No período de janeiro a março, a receita líquida normalizada avançou 7,3%, na comparação interanual, alcançando R$ 6,09 bilhões. A receita de serviços também cresceu 7,3%, chegando a R$ 5,9 bilhões.


Responsável por quase 95% da receita, o serviço móvel avançou 7,4% no primeiro trimestre, gerando um faturamento de R$ 5,57 bilhões. A receita média por usuário (ARPU, na sigla em inglês) móvel normalizada atingiu R$ 30,3, número que representa uma expansão anual de 8,8%. Segundo a TIM, trata-se do maior crescimento para um primeiro trimestre na história da empresa e integra a estratégia de “maior monetização da base de clientes”.

A operadora também atribui o resultado do serviço móvel ao “desempenho orgânico positivo do pós-pago”, que cresceu 7,4% no período, com o ARPU dessa modalidade chegando a R$ 42,1 (alta de 4,1%) – excluindo o segmento machine to machine (M2M), o ARPU pós-pago ficou em R$ 51 (avanço anual de 6,3%). De acordo com a tele, o desempenho é explicado pelo reajuste das tarifas aplicado no ano passado e pela redução das taxas de desconexão para 1,1% ao mês, além da migração de clientes para planos de valor mais alto.

A TIM encerrou o primeiro trimestre com 61,42 milhões de clientes do serviço móvel (incluindo linhas de celular, M2M e PoS). Em relação ao mesmo período do ano passado, a base diminuiu 0,5%. Nos três primeiros meses do ano, a carteira pós-paga, na comparação anual, cresceu 7,8% (28,1 milhões de assinantes). Já a pré-paga encolheu 6,6%, ficando com 33,31 milhões de clientes. A operadora fechou março com 6,16 milhões de clientes na tecnologia 5G. A rede de quinta geração, até o terceiro mês do ano, estava ativa em 266 cidades do País.

A receita do serviço fixo somou R$ 332 milhões no primeiro trimestre, alta de 5,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. O produto TIM UltraFibra, principal linha da banda larga fixa, avançou 9,1%. O ARPU do serviço ficou em R$ 95,8, o maior da história da empresa. Ao fim do primeiro trimestre, a internet fixa da TIM estava disponível em 135 cidades, com o total de home passeds (casas passadas, ou seja, residências que podem assinar o serviço) totalizando 12,29 milhões (alta anual de 41,1%). A base de assinantes cresceu 10,1%, alcançando 806 mil acessos.

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