Telecom

Transparência na oferta derrubou preço dos dutos, indica Anatel

A Anatel indica que em duas semanas, portanto até o início de maio deste 2019, terá concluído a homologação das novas ofertas de atacado, obrigatórias para as maiores operadoras de telecom do país. E segundo adianta o superintendente de competição da agência, Abraão Balbino e Silva, os novos produtos chegam com reduções significativas no preço.

“O impacto é forte. O preço de um quilômetro de duto caiu de R$ 40 mil para R$ 400”, afirma. Os valores já estão no Sistema de Negociações de Ofertas de Atacado, a plataforma onde os principais detentores de infraestrutura precisam divulgar ofertas de referência públicas.

O SNOA foi uma inovação associada ao Plano Geral de Metas de Competição ainda de 2012. Nessa nova revisão, foram incluídos produtos valiosos para pequenos provedores de serviços, como os já mencionados dutos e links de alta velocidade – acima de 34 Mbps para diferenciá-los dos contratos de Linha Dedicada.

Da revisão, aprovada em julho de 2018, até aqui foi feita uma atualização do sistema eletrônico de negociações, além da coordenação de como seriam feitas as ofertas novas. A agência, como explica Silva, está na reta final das homologações. Na questão dos dutos, o acerto é que os locais de maior demanda já entrarão este ano no sistema. As demais entrarão gradativamente.

Esse esforço é razoável. Só a Oi tem mais de 8 mil caixas de dutos no país. “Existe um cronograma de implementação em até dois anos. Mas o que está certo é que as redes nas principais cidades do país, onde existe maior demanda, já estarão no sistema”, afirma o superintendente de competição.


Botão Voltar ao topo