Telecom

TV paga: base de assinantes só faz cair no Brasil

 TV paga não conseguiu reter clientes, mesmo com o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Em março, conforme dados da Anatel, o segmento terminou com  15,37 milhões de assinantes, e um registro de 93,26 mil cancelamentos, uma retração de 0,60% da base de usuários em relação a fevereiro. Em 12 meses, a TV paga perdeu 1,87 milhão de acessos, uma queda de 10,86% assinantes em relação a março de 2019.

A tecnologia DTH, via satélite, foi a que registrou o maior número de desligamentos, tanto que dos 93,26 mil cancelamentos, 88,28 mil foram no DTH. O segmento vem registrando baixa mês a mês, mas segue sendo o mais utilizado com 7,69 milhões. Em contrapartida, a fibra ótica- FTTH – cresceu 1,51%, mas ainda tem pouca aderência no mercado nacional com apenas 6% de mercado.

No ranking das operadoras, a Oi foi a única a registrar crescimento ao adicionar 8,20 mil usuários de TV. Com isso, ampliou sua base em 0,54% em março, alcançando 1,51 milhão de clientes. A Claro, líder do segmento com 49% do mercado, teve 58,23 mil cancelamentos, fechando março com 7,57 milhões de usuários.

A vice-colocada Sky, com 30% do mercado, perdeu 28,08 mil acessos (-0,61%), passando a ter 4,55 milhões de assinantes.A Vivo fechou o mês com 1,28 milhão de clientes, após 11,15 mil desligamentos (-0,86%). As prestadoras de pequeno porte (PPPs), em conjunto, encolheram 0,81%, após perderem 3,69 mil clientes. Terminaram março com 451,98 mil contratos.


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