TV paga: crise regulatória, legal e desconexão de 1 milhão de clientes em sete meses
Em crise regulatória, legal e especialmente de mercado, a TV por assinatura está perdendo clientes ainda mais rapidamente do que há um ano. Números da Anatel mostram que entre janeiro e julho deste 2019, o setor perdeu 975,4 mil assinantes.
A sangria, constante há quatro anos, ampliou a vazão. O desempenho desses sete meses erodiu 5,5% da base total, um ritmo quatro vezes pior do que o mercado apresentava em 2018 – de janeiro a julho do ano passado a queda foi de 258 mil acessos, ou 1,4% da base.
Mesmo a piora de julho a dezembro, com corte de 351 mil assinantes e erosão de 1,9% da base total é bem menor que o desempenho negativo de 2019. E se há um ano a Oi ainda era a única empresa a ganhar alguns clientes, no acumulado de janeiro a julho o recuo se tornou generalizado.
Desde o pico, em meados de 2014, o mercado de TV por assinatura no Brasil já perdeu 3,3 milhões de acessos em serviço. O movimento, porém, não chegou a abalar o cenário competitivo, que acabou se tornando um pouco mais concentrado: lá atrás as quatro maiores empresas detinham 95% dos acessos, hoje têm 97%. E as posições relativas de Claro/Net, Sky, Telefônica e Oi pouco se alteraram.