TV paga não estanca a sangria e perde assinantes em abril
O mercado de TV paga voltou a encolher em abril, com a perda de 171,2 mil assinantes (-0,9%), o que resulta numa redução acumulada de 34,2 mil clientes no primeiro quadrimestre. No total, abril encerrou com 18,76 milhões de assinantes.
Em 12 meses o setor acumula perda de 147.471 assinantes (-0,78%), apesar de um cenário desigual. Sky e Oi são as únicas que apresentam ganhos líquidos no período e tinham em abril 199,9 mil e 187,1 mil clientes a mais do que um ano antes, respectivamente.
As perdas se concentram no serviço prestado via cabo (-195,5 mil assinantes em um ano), mas nada que tenha alterado significativamente as fatias de mercado. O DTH tem 58% dos clientes, o cabo 40,8%. Os acessos por fibra óptica seguem no mesmo patamar do início do ano, 1,2% do total.
A concentração tampouco se alterou. A Net/Claro detém 51,3% do mercado, seguida pela Sky, com 29,5%; pela Vivo/GVT, 8,8%; e a Oi, 7,3%. Todas as demais operadoras dividem os outros 3%.