TV paga perde 2 milhões de assinantes em quatro anos de queda contínua
Números da Anatel indicam que o mercado brasileiro de TV por assinatura terminou janeiro com 17,5 milhões de contratos ativos, uma redução de 0,8% sobre dezembro de 2018. A tendência negativa parece se manter. Nos últimos quatro anos a TV paga perdeu 2,1 milhão de assinantes, ou 11% do mercado.
Dos quatro grandes grupos que prestam o serviço no país, apenas a Oi apresentou crescimento entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, mais 5,4%. A NET/Claro, Vivo e SKY tiveram reduções de 5,8%, 2,2% e 1,5%.
De acordo com os números de janeiro de 2019, os grandes grupos detêm 97,1% dos contratos de serviço de TV por Assinatura, sendo NET/Claro com 48,8%, SKY com 30,2%, Oi com 9,2% e Vivo com 8,9%.
Apesar da redução no país, o serviço de TV por Assinatura cresceu nos estados das Regiões Nordeste e Norte nos últimos 12 meses. Os três maiores crescimentos foram registrados nos estados do Maranhão registrou aumento de 23,9 mil contratos (+13,5%), Rio Grande do Norte mais 11,8 mil (+5,1%) e Pará mais 11,7 mil (+3,8%).
* Com informações da Anatel