TV por assinatura: sem mudança de postura, cai ainda mais a a base de clientes
O primeiro semestre de 2019 manteve a trajetória de queda do serviço de televisão por assinatura no Brasil. O total de assinantes caiu de 17,51 milhões para 16,7 milhões, um recuo de 804 mil ou 4,59% do total. Em 12 meses, o recuo foi de 1,23 milhão (-6,86%).
No fim de junho, a Claro/Net mantinha domínio com 49,24% dos acessos em serviço na TV paga brasileira, ao concentrar 8,22 milhões de clientes. A Sky, em segundo, tem 29,92%, ou R$ 4,99 milhões de assinantes. A Oi, com 1,58 milhão, tem 9,48% do mercado, enquanto a Vivo, com 1,46 milhão, detém 8,74%.
Todas elas chegaram a junho com menos assinantes do que tinham quando o ano começou. A Claro/Net perdeu 372,9 mil assinantes no período, ou 4,33%. A Sky perdeu 281,7 mil, ou 5,33%; a Oi perdeu 17,41 mil, recuo de 1%; e a Telefônica perdeu 106,28 mil, 6,78% do total.