As remessas mundiais de smartphones caíram 17% ano a ano no quarto trimestre de 2022. As remessas do ano de 2022 caíram 11%, para menos de 1,2 bilhão, refletindo um ano extremamente desafiador para todos os fornecedores. A Apple recuperou o primeiro lugar no quarto trimestre e alcançou sua maior participação de mercado trimestral de 25%, apesar de enfrentar uma demanda reduzida e problemas de fabricação em Zhengzhou. A Samsung terminou o segundo trimestre com uma participação de mercado de 20%, mas foi o maior fornecedor no ano inteiro. A Xiaomi manteve o terceiro lugar, apesar de sua participação ter caído para 11% no quarto trimestre, principalmente devido aos desafios na Índia. OPPO e vivo completam os cinco primeiros, obtendo 10% e 8% de participação de mercado, respectivamente.
“Os fornecedores de smartphones têm lutado em um ambiente macroeconômico difícil ao longo de 2022. O quarto trimestre marca o pior desempenho anual e do quarto trimestre em uma década”, disse o analista de pesquisa da Canalys Runar Bjørhovde. “O canal é altamente cauteloso ao assumir novos estoques, contribuindo para os baixos embarques no quarto trimestre. Apoiado por fortes incentivos promocionais de fornecedores e canais, a temporada de vendas de fim de ano ajudou a reduzir os níveis de estoque. Enquanto a demanda de gama baixa a média caiu rapidamente nos trimestres anteriores, a demanda de ponta começou a mostrar fraqueza no quarto trimestre. O desempenho do mercado no quarto trimestre de 2022 contrasta fortemente com o quarto trimestre de 2021, que viu o aumento da demanda e a diminuição dos problemas de oferta”.
“Os fornecedores abordarão 2023 com cautela, priorizando a lucratividade e protegendo a participação de mercado”, disse Le Xuan Chiew, analista de pesquisa da Canalys. “Os fornecedores estão cortando custos para se adequar à nova realidade do mercado. Construir parcerias fortes com o canal será importante para proteger as participações de mercado, pois as difíceis condições de mercado para parceiros de canal e fornecedores podem facilmente levar a negociações extenuantes”.
A Canalys prevê um crescimento estável a marginal para o mercado de smartphones em 2023, com condições que devem permanecer difíceis. “Embora as pressões inflacionárias diminuam gradualmente, os efeitos dos aumentos das taxas de juros, desacelerações econômicas e um mercado de trabalho cada vez mais difícil limitarão o potencial do mercado”, acrescentou Chiew. “Isso afetará adversamente os mercados saturados de médio a alto padrão, como a Europa Ocidental e a América do Norte. Embora a reabertura da China melhore a confiança do consumidor doméstico e das empresas, os estímulos do governo provavelmente só terão efeitos em seis a nove meses e a demanda na China continuará desafiadora no curto prazo. Ainda assim, é provável que algumas regiões cresçam no segundo semestre de 2023, com o Sudeste Asiático em particular esperando alguma recuperação econômica e um ressurgimento do turismo na China, ajudando a impulsionar as atividades comerciais”.