No terceiro trimestre de 2022, o mercado global de smartphones registrou o terceiro declínio consecutivo este ano, caindo 9% em relação ao ano anterior, marcando o pior terceiro trimestre desde 2014. As perspectivas econômicas sombrias levaram os consumidores a adiar a compra de hardware eletrônico e priorizar outros gastos essenciais. Isso provavelmente continuará a prejudicar o mercado de smartphones pelos próximos seis a nove meses.
A Samsung manteve a posição de liderança com uma participação de mercado de 22% impulsionada por promoções pesadas para reduzir o estoque do canal. A Apple foi o único fornecedor entre os cinco primeiros a registrar um crescimento positivo, melhorando ainda mais sua posição de mercado com uma participação de 18% durante a desaceleração do mercado, graças à demanda relativamente resiliente por iPhones. Enquanto Xiaomi, OPPO e vivo continuaram a adotar uma abordagem cautelosa à expansão no exterior, dada a incerteza do mercado doméstico, mantendo 14%, 10% e 9% de participação no mercado global, respectivamente.
“O mercado de smartphones é altamente reativo à demanda do consumidor e os fornecedores estão se ajustando rapidamente às duras condições de negócios”, disse Amber Liu, analista da Canalys. “Para a maioria dos fornecedores, a prioridade é reduzir o risco de acúmulo de estoque devido à deterioração da demanda. Os fornecedores tinham estoques significativos em julho, mas o sell-through melhorou gradualmente a partir de setembro devido a descontos e promoções agressivos. A estratégia de preços de novos produtos é elaborada com cautela, mesmo para a Apple, para evitar uma reação significativa dos consumidores, que agora tendem a ser muito sensíveis a qualquer aumento de preço”, acrescentou Liu.
“Como a demanda não mostra sinais de melhora no quarto trimestre e no primeiro semestre de 2023, os fornecedores precisam trabalhar em uma previsão de produção prudente com a cadeia de suprimentos enquanto trabalham em estreita colaboração com o canal para estabilizar a participação de mercado”, disse o analista da Canalys Sanyam Chaurasia. “Indo para a temporada de vendas, os consumidores que estão atrasando as compras esperam grandes descontos e promoções de pacotes, bem como reduções significativas de preços em dispositivos de geração mais antiga. Em comparação com o forte período de demanda do ano anterior, uma venda festiva lenta, mas constante, está prevista para o quarto trimestre de 2022. No entanto, será muito cedo para ver o próximo quarto trimestre como o verdadeiro ponto de virada da recuperação do mercado. ”
Fornecedor |
3TRI 2021 |
3TRI 2022 |
Samsung |
21% |
22% |
Apple |
15% |
18% |
Xiaomi |
14% |
14% |
OPPO |
11% |
10% |
vivo |
11% |
9% |
Outros |
28% |
27% |
* Fonte: Canalys