Telecom

Venda global de celulares cai 9% no segundo trimestre

As remessas mundiais de smartphones caíram 9% ano a ano no segundo trimestre de 2022. A demanda começou a diminuir após ventos contrários econômicos e incerteza regional. A Samsung ficou em primeiro lugar com uma participação de mercado de 21%, pois fortaleceu sua oferta da série A de baixo custo.

Já a Apple ficou em segundo lugar com uma participação de 17%, já que o iPhone 13 permaneceu em alta demanda. Xiaomi, OPPO e vivo continuaram a lutar na China, sofrendo quedas de dois dígitos para obter 14%, 10% e 9% de participação de mercado, respectivamente.

“Os fornecedores foram forçados a revisar suas táticas no segundo trimestre, pois as perspectivas para o mercado de smartphones se tornaram mais cautelosas”, afirma o analista de pesquisa da Canalys, Runar Bjørhovde. “Os ventos contrários econômicos, a demanda lenta e o acúmulo de estoque resultaram em fornecedores reavaliando rapidamente suas estratégias de portfólio para o restante de 2022. A faixa intermediária com excesso de oferta é um segmento exposto para os fornecedores se concentrarem no ajuste de novos lançamentos, à medida que os consumidores com orçamento limitado mudam seus dispositivos compras para a extremidade inferior.”

“A queda na demanda está causando grande preocupação para toda a cadeia de suprimentos de smartphones”, disse o analista da Canalys, Toby Zhu. “Enquanto os suprimentos de componentes e as pressões de custo estão diminuindo, algumas preocupações permanecem na logística e na produção, como o endurecimento das leis de importação de alguns mercados emergentes e os procedimentos alfandegários que atrasam os embarques.”

Os sinais são de que No curto prazo, os fornecedores procurarão acelerar as vendas usando promoções e ofertas antes de novos lançamentos durante a temporada de festas para aliviar a pressão de liquidez do canal. Mas, em contraste com a demanda reprimida do ano passado, a renda disponível dos consumidores foi afetada pela alta da inflação este ano. A colaboração profunda com os canais para monitorar o estado do estoque e do fornecimento será vital para os fornecedores identificarem oportunidades de curto prazo, mantendo parcerias de canal saudáveis no longo prazo.


Fabricante

2T/21 

2T/22

Samsung 

18%

21%

Apple

14%

17%

Xiaomi

17%

14%

OPPO

11%

10%

vivo

10%

9%

* Fatia de mercado das top 5 fornecedoras de celular

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