Vivo fará conectividade IoT para caminhões da Mercedes Benz
A Vivo Empresas, segmento B2B da Telefônica Brasil, vai gerir toda a conectividade dos dispositivos baseados em internet das coisas do novo caminhão da Mercedes-Benz, Actros, que chega ao mercado como sendo o primeiro digital do Brasil, com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos e automatização.
Com chegada ao Brasil no início de 2020, o caminhão agrega o MB Uptime, plataforma de comunicação da fabricante, que permite que o gestor gerencie os dados e, acima de tudo, se comunique com todos os participantes do processo. E com aplicativos para ajudar o motorista no dia a dia da condução do caminhão.
“Com a iniciativa, o SIM Cards se torna um componente eletrônico e passa a ser embarcado nos equipamentos durante o processo de fabricação dos dispositivos’, explica o head de IoT, Big Data e Inovação B2B da Vivo, Diego Aguiar. “Este tipo de tecnologia é a tendência do mercado IoT, pois potencializa um novo modelo de negócio com as indústrias de manufatura, principalmente no setor automotivo com seus projetos de veículos conectados”, acrescenta.
Além da conectividade móvel embarcada de fábrica, a Vivo também oferecerá à Mercedes-Benz a gestão de todas suas linhas por meio da plataforma de conectividade, a Kite Platform. “Isso significa, em linhas gerais, que a Mercedes-Benz conseguirá fazer uma gestão avançada e segura de seus dispositivos diretamente pela plataforma, podendo habilitar ou desabilitar serviços, acompanhar o status da conexão em tempo real, sua localização, coletar informações sobre o dispositivo IoT conectado à linha, e até mesmo evitar uma utilização indevida de um dispositivo não autorizado” acrescenta Aguiar.