Telecom

Vivo faz teste com 5,5G combinando as faixas de 26GHz e 3,5GHz

Tele usou 600MHz de largura de banda da faixa de 26GHz (ondas milimétricas) agregadas ao 100MHz do espectro do 3.5GHz, totalizando 700MHz de banda, em rede usada em Campinas.

Durante a convenção realizada na cidade de Campinas, entre os dias 10 e 17 de março, a Vivo ativou, em caráter de teste, o seu primeiro site 5.5G no Brasil. A operadora não revelou quem foi o fornecedor, mas a maior defensora do 5,5G é a Huawei.

A tele utilizou 600MHz de largura de banda da faixa de 26GHz (ondas milimétricas), sendo a única operadora do Brasil que possui esta frequência, agregadas ao 100MHz do espectro do 3.5GHz, totalizando 700MHz de banda.

Combinada com uma funcionalidade de dual conectividade (NRDC), foram experimentados picos de velocidade de download de até 6.7Gbps, e média de 5.5Gbps. Essa é, até o momento, a maior velocidade registrada em um site em rede ativa na Vivo.

Segundo a Vivo, em conjunto com a inteligência artificial (IA) e a computação em nuvem, a nova tecnologia poderá oferecer novos produtos e serviços baseado em redes de alta qualidade.

O uso do 5.5G, além de desenvolver o mercado de entretenimento, pretende abranger projetos de cidades inteligentes, FWA de alta capacidade, veículos e estádios. Além de variadas aplicações no mercado B2B, novos serviços baseados na tecnologia RedCap (CPE 5G com capacidade reduzida) e Internet das Coisas (IoT) passiva.


Botão Voltar ao topo