Telecom

Vivo usa APIs do Open Gateway dentro de casa

Mais do que vender as APIs vindas do movimento Open Gateway ao mercado, a Vivo está usando dentro de casa para melhorar a sua experiência com o usuário, conta o head de big data e IA, Leonardo Silva. Uma das APIs em uso – no aplicativo para clientes – é a de verificação de número. “O nosso usuário não recebe mais token ou códigos por outros meios ao usar nosso app. Isso fecha porta para possíveis vulnerabilidades”, conta.

No momento, os bancos são os maiores demandadores das APIs do Open Gateway – viabilizadas por TIM, Claro, Vivo e outras operadoras, mas as foodtechs, as redes sociais e o varejo têm revelado interesse em incorporar as APIs. “Todas querem melhorar a relação com o cliente”, reforça.

Uma API que ganha força é a de ‘Quality on demand’, que é uma API de rede. “O Itaú quer usar e é bem atrativa, mas ela tem de estar funcionando na base de clientes deles que são usuários Vivo, TIM e Claro. Nós, como operadoras, temos de alimentar esse roadmap para avançarmos mais”, completa. Assista a entrevista com o head de big data e IA da Vivo, Leonardo Silva.

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